Social Icons

facebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Visitar Marrakech

" Primeiro Estranha-se. Depois entranha-se! "

Finalmente chegou o dia de partida para Marrocos. Partimos sem qualquer tipo de atraso no voo da Ryanair para Marrakech, tivemos sorte em não o perder, porque quem se atrasou desta vez fomos nós.

Aterramos 30 minutos antes da hora prevista, depois de aterrar lá fomos nós para as filas do controlo de passaporte, e diga-se que eles não são lá muito simpáticos naquela zona, para quem deveria de estar feliz por receber turistas no país não demonstrava uma cara de bons amigos, enfim, depois das formalidades tratadas deparamo-nos com o facto que não tínhamos Dirhams, e como nós a maior parte das pessoas que vinham connosco no avião também não tinha, o que gerou uma fila enorme de espera na primeira casa de câmbio, decidimos então perguntar aos Policias se existiam caixas ATM no aeroporto, como é óbvio havia, e foi onde levantamos o dinheiro, para quem não quer esperar naquela fila basta sair da zona de desembarque que existem lá mais casas de câmbio e caixas ATM

De seguida, já fora do aeroporto decidimos apanhar um táxi para o HotelKenzi Oasis Club que mesmo depois de regatear custou-nos cerca de 300 Dirhams, o homem chegou mesmo a dizer ‘Pegar ou Largar’ e como já estava a ficar escuro aceitamos, o mais engraçados é que fomos 7 pessoas (incluindo o condutor) dentro de um carro para 5 pessoas. Uma das primeiras coisas que perguntamos ao taxista foi se continuava a haver problemas em relação ao terrorista que explodiu o café Argana, de imediato ele nos respondeu que não e que andássemos descontraídos, porque já rebentou, não vai acontecer mais nada nos próximos tempos. A primeira impressão que tive do taxista foi do tipo,’ como é que ainda não batemos ?’ haviam motas a passar por todo o que era lado, ninguém dava prioridade de passagem, passavam todos ao mesmo tempo, só visto, e ninguém batia. Parecia que estávamos noutro mundo completamente diferente do nosso, o que certamente era verdade. O caminho para o nosso hotel incluí uma grande rua sem iluminação, por isso se forem para este hotel não pensem que vão ser assaltados porque não existe outro caminho, mas se o taxista quisesse não havia lá ninguém para ver.

A reserva do hotel foi feita através do BOOKING e nunca houve problema algum, foi tudo de acordo com o que já estávamos à espera. Decidimos optar pelo regime de Tudo Incluído, mas só tínhamos direito a bebidas alcoólicas das 10 horas até as 23 horas, a partir das 23 horas já não existe nada a funcionar, a não ser a discoteca.

Neste primeiro dia chegamos a tempo ainda de poder jantar graças à simpatia da senhora da recepção que não nos quis atrapalhar com a papelada que é necessário preencher.

A ‘noite’ (se é que se chama noite, porque era bastante cedo) foi de copos mas apenas até as 23 horas porque a partir daí já se pagava, a partir dessa hora apenas está aberta a discoteca onde tudo o que se ingere é pago à parte.

Dia 2

O despertar aconteceu por volta das 9:30, fomos a correr tomar o pequeno-almoço, pensando que este acabava às 10horas (Existe o pequeno-almoço tardio até as 11Horas que é servido ao pé do Bar). Para mim a melhor refeição é o pequeno-almoço, não posso dizer que havia grande variedade, mas o que havia era bom. Havia sempre croissants e panicks folhados, queijo, mortadela ou parecido, panquecas marroquinas e normais, geleia de morango e geleia de pêssego, pão, manteiga, leite, sumos… o mais básico mas suficiente para um bom pequeno-almoço.
Como neste dia o tempo não estava muito agradável para piscina decidimos ir visitar a cidade logo de manhã. O transporte para a cidade é gratuito mas é necessário fazer reserva para se puder garantir lugar, por acaso neste primeiro dia conseguimos arranjar lugar porque a maior parte já tinha partido mais cedo. Os horários dos autocarros são os seguintes:

Partidas do Hotel: 07:30 ; 9:30 ; 14:00 ; 15:00 ; 19:00
Regresso de Marrakech: 12:30 ; 14:30; 18:00 ; 19:30 ; 23:00

A cidade à ‘Primeira Estranha-se. Depois Entranha-se’ tal como dizia Fernando Pessoa da Coca-cola, o primeiro impacto que tivemos da cidade, quando nos deixaram lá foi: vou ficar sem os meus órgãos, mas assim que começamos a andar era tudo ‘normal’, a não ser o facto de andarem sempre a perguntar se precisas de um guia, e que é necessário ter um guia, e blá blá blá precisam de guia, o que eles fazem só para ganhar dinheiro.
Guia Com Camisola Rosa
Decidimos então dar 5€ ao senhor guia para ele nos levar aos famosos SOUKS que era aquilo que estávamos ansiosos por visitar. É fantástico andar por lá a fazer compras e a regatear os preços, eles acabam quase sempre por ceder, e é incrível ver coisas lá a custarem bastante menos que cá. Um colar que aqui se compra por 10€, por lá encontra-se por 3€ ou menos, depende daquilo que se queira comprar. Andamos sempre cautelosos pelo meio daquelas barracas todas, mas chegou a uma altura que haviam mais portugueses e europeus do que os próprios marroquinos.

Não vou dizer que é super seguro andar por lá mas nunca senti receio de nada, os marroquinos são bastante simpáticos e acolhedores, apesar de terem todos aspecto de bombistas, a maior parte só quer garantir a refeição à família. O guia não serviu para nada, a não ser para nos levar às lojas que ele queria para puder ter a sua comissão, não façam o mesmo erro que nós, só o fizemos porque eram 5€ e não sabíamos muito bem o que se iria encontrar. Em suma fizemos várias compras, principalmente as meninas que ficaram deliciadas com a quantidade de bijutaria a preços da chuva.

Café Argana
Como não tínhamos nada organizado resolvemos voltar ao Hotel para comer qualquer coisa, não nos atrevemos a aventurar com a comida lá de fora. Aproveitamos o resto do dia quente para nos refrescar na deliciosa piscina extremamente gelada. Ahah Credo! Nem consigo compreender como é que a água estava tão fria e cá fora era tão quente, mas sabia bem, principalmente por haver ‘camas’ ao pé da piscina. O hotel dispõe de algumas actividades mas o que nós estávamos sempre a fazer era jogar badmington.
Rapidamente chegou a noite, altura de jantar, de comer o delicioso pão feito no forno de lenha, a altura dos copos e da animação nocturna.

Dia 3

Souks
Voltamos à cidade na parte da tarde, desta vez sem guia e realmente sem qualquer tipo de problemas, fomos visitar a Mesquita da Kutubia, por fora claro, andamos a passear nos seus jardins e até lá aproveitamos para comprar uns souvenirs muito engraçados, uns camelos feitos de ‘pele’ enchidos de palha, e trás também um extra, um cheirinho a Marrocos. Pagamos cerca de 2€ por três camelos.

Aproveitamos logicamente para voltar a passar na Praça Jemaa el-Fna e apreciar a modificação que existe ao anoitecer, aquilo que é uma praça enorme e vazia durante o dia, à noite torna-se numa praça cheia de restaurantes onde se vêem imensos marroquinos e até turistas a comer. Nós não fomos capazes de provar nada porque já nesta altura o nosso estômago andava um pouco contraído com o frango e cominhos que comíamos todos os dias.

Resolvemos andar a passear por lá pelas ruas sem destino, mas a maior parte vai dar a Praça Jemaa El Fna. Compramos os últimos presentes porque no dia seguinte era altura de regressar a Portugal.

Farmácia Marroquina - Aqui encontrava-se de tudo
Souks

Hotel La Mamounia

Dia 4
Em suma, imensa coisa ficou por visitar, porque também aproveitamos para descansar, mas é sem dúvida uma cidade e um país que vou ter de voltar a visitar e aí sim, para conhecer aquilo tudo de uma ponta à outra sem receio. É necessário fazer o check-out até as 12:00 assim como o pagamento que é efectuado na moeda local ou em euros, mas é mais vantajoso em dirham porque as taxas deles são muito manhosas, temos direito a todas as refeições e bebidas até que chega a hora da nossa partida.
Não se esqueçam que é necessário, antes de passar pela segurança do aeroporto, carimbar os bilhetes de regresso no check-in, uma prática à qual não estamos habituados, mas que tem de ser feita até 40 minutos antes da hora de partida.

Trocamos o dinheiro que sobrou também no aeroporto, e vejam qual é a mais vantajosa porque todas elas diferem. Não se admirem de chegar novamente 30 minutos mais cedo, porque segundo a cabin crew neste trajecto acontece quase sempre. Boa Viajem!