Social Icons

facebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sexta-feira, 11 de março de 2011

Réveillon em Paris!

A viagem à cidade da luz foi marcada com 6 meses de antecedência e fez-nos poupar alguns €€€; todos nós sabemos que as viagens de avião para essas alturas são muitas mais caras.
Partimos no dia 30 de Dezembro do Porto para Paris Charle de Gaulle.

O voo estava marcado para as 12:50 mas devido ao mau tempo que tem andado pela Europa atrasou-se cerca de 30 minutos, nada de mais. Aterramos em Paris por volta das 16:30, e fomos logo directos ao nosso transporte para o centro, que foi o Comboio SNCF, opção mais barata e cómoda, cerca de 8,70€ por trajecto. Depois de deixarmos as malas no Hotel Ibis Porte Clichy Centre, que é bastante confortável e acolhedor, aproveitamos para passear pela zona de Montmartre, visitar o Moulin Rouge e toda aquela zona cheia de Sex shops, durante a noite.

A nossa primeira refeição foi tipicamente Parisiense, ou seja, fomos ao primeiro McDonald's que nos apareceu pela frente.
No dia seguinte aproveitamos para sair cedo do hotel e começar a visitar a zona mais afamada da cidade, a Torre Eiffel, digo desde já que fiquei completamente fascinado por este monumento, só uma palavra o designa Magnífico. Como iríamos estar pouco tempo na cidade decidimos não subir a Torre Eiffel porque além de estarem filas gigantes, o último piso estava encerrado devido ao nevoeiro cerrado.
Continuamos pelas margens do rio sena até à exuberante ponte Alexandre III, e até ao Museu "Les Invalides".
Mudança de Ano - 2011
De seguida fomos pela Avenida  des Champs-Elysees para fazer-mos umas pequenas compras na Gucci, D&G, Luis Vuitton (foi bom observar pelas montras) e continuamos caminho até ao Arco do Triunfo, que está ligado a 12 grandes avenidas. No arco do triunfo consegue-se encontrar o "túmulo" de um soldado desconhecido que repousa por lá desde 1920, altura da primeira guerra mundial.

Já depois do almoço decidimos ir visitar as Galerias de Lafayette onde se encontram todas as marcas conhecidas e onde as filas para entrar D&G ou na Gucci são enormes. Depois de estarmos cheios de sacos não aguentamos mais e fomos visitar o Museu do Louvre, embora que por fora, tiramos algumas fotografias e aproveitamos para descansar um pouco aproveitando a serenidade do local; o Museu do Louvre é grátis no primeiro Domingo de cada Mês, no resto do mês tem um custo de 13€;

Convictos que ainda teríamos tempo para entrar na Catedral de Notre-Dame fomos até lá visitar a sua complexa arquitectura, mas ficamos mesmo só por aí porque a fila dava voltas enormes, continuamos pelas margens do rio sena sem destino e fomos ter por coincidência ao Hotel Ville.

Foram pouquíssimos dias que passamos por Paris, o que me vai obrigar a visitar de novo a cidade no verão, algo que já está a ser planeado e que também vai incluir o Parque de diversões Asterix, e onde vamos conseguir fazer tudo com muita calma.

Conselhos:

• Se viajarem no inverno cuidado porque está muito frio;
  • Cuidado com as carteiras e máquinas fotográficas no Metro;
  • Se não quiserem gastar muito dinheiro façam compras no supermercado (%DIA) que também existe por lá;
  • O McDonald's é muito mais caro do que em Portugal; é por isso que no verão só se encontram Franceses a comerem nos restaurantes do McDonald's em Portugal.
  • Um bilhete diário para a Zona 1 custa cerca de 6,10€; uma viagem unitária custa 1,70€; e ainda existem que ande sem pagar nada;
  • Existem museus de entrada gratuita para Estudantes, verifiquem!
  • Se comprarem souvenirs da Torre Eiffel em miniatura regateiem bastante porque eles acabam sempre por ceder;
Desfrutem da Viagem e de cada momento passado por lá pois valerá cada cêntimo que se gastou!