Social Icons

facebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Vacinas Internacionais

"O director-geral da Saúde, Francisco George, disse terça-feira ao jornal i que a situação “está a ser normalizada”. O decreto-lei que na semana passada actualizou as taxas a cobrar por serviços de saúde pública só abrange prestados pelos departamentos de saúde pública das administrações regionais de saúde e unidades de saúde locais, desde 2009 os dois pilares de organização da saúde pública em Portugal.

Assim, uma vacina contra a febre tifóide custará nestas unidades 50 euros, enquanto numa consulta do viajante fora deste universo, mas em serviços tutelados pelo Estado, como é o caso da consulta do IHMT - unidade da Universidade Nova de Lisboa – são cobrados 16 euros. O i tentou perceber o ponto de situação nesta unidade mas foi apenas possível apurar que a questão está a ser discutida a nível interno.


As novas taxas entraram em vigor esta segunda-feira. Francisco George garantiu ao i que as tabelas já estão a ser aplicadas. Porém, Mario Jorge Santos, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e médico no Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Litoral, testemunhava esta terça-feira ao i que, por dificuldades administrativas com a emissão de recibos, no seu serviço a nova tabela só será aplicada na próxima semana." Excerto recolhido do site rcmpharma


Fogo que abuso. Uma vacina que custava cerca de 0.15 cêntimos de um momento para o outro passa para cerca de 100€.... tudo bem que as taxas não eram actualizadas à  30 anos mas daí até ter uma discrepância de 99,85 € é um pouco demais.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita!
Deixa a tua dúvida ou opinião.

Se preferires entrar em contacto podes sempre enviar-me um email para timetoflyy@gmail.com ou enviar uma mensagem através do Facebook.

Comentários publicitários não serão aceites.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...